A História da Igreja de Cristo #13 - A Formação do Novo Testamento

08:21

Foto: Divulgação.

Na lição 9 deste estudo, aprendemos como foi a formação dos quatro Evangelhos. Hoje aprenderemos como foi formado o Novo Testamento inteiro: este que vemos nas nossas Bíblias!

Sabemos que o Novo Testamento tem 27 livros, separados em Cinco Categorias: Evangelhos, História, Cartas de Paulo, Cartas Gerais e Profecia.


EVANGELHOS (4 livros)
Mateus, Marcos, Lucas e João.
HISTÓRIA (1 livro)
Atos (dos Apóstolos).
CARTAS DE PAULO (13 livros)
Romanos, 1 e 2 Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1 e 2 Tessalonicenses, 1 e 2 Timóteo, Tito e Filemon.
CARTAS GERAIS (8 livros)
Hebreus, Tiago, 1 e 2 Pedro, 1 2 3 João, Judas.
PROFECIA (1 livro)
Apocalipse.

E como os cristãos da Igreja Primitiva chegaram a esta lista?!

Já haviam várias cópias dos Evangelhos, além de outros livros em diversas Igrejas cristãs. Porém, a formação do Novo Testamento se deu primeiramente com a pesquisa feita pelo teólogo Orígenes.

No começo do terceiro século, Orígenes realizou uma pesquisa. A intenção dessa pesquisa visava conhecer quais eram as Escrituras que as Igrejas cristãs estavam usando nos cultos e ensino. Essa pesquisa acabou se tornando algo bastante importante, pois acabou servindo como cânon do Novo Testamento.

Por fim, essa pesquisa acabou dividindo os livros usados nas Igrejas em três grupos: 


GRUPO
DESCRIÇÃO
LIVROS
Livros Amplamente Aceitos
4 Evangelhos, as 13 Cartas de Paulo, Atos, 1 Pedro, 1 João e Apocalipse
Livros Questionados
Hebreus, Tiago, 2 Pedro, 2 e 3 João e Judas
Livros Não Confiáveis
Evangelho de Tomé, Evangelho de Matias e Evangelho dos Egípcios


EVANGELHO DE TOMÉ → também chamado de Evangelho da Infância. Livro que supostamente falava de milagres que o Senhor Jesus tinha realizado quando criança, entre seus 5 aos 12 anos. Também mostra um Jesus cruel quando criança, usando seus poderes para vingança. Com o tempo, diz o livro, Jesus começou a usar seus poderes para o bem. Provavelmente não foi escrito pelo Apóstolo Tomé.

EVANGELHO DE MATIAS → livro escrito pelo Apóstolo Matias, que sucedeu Judas Iscariotes (Atos 1.15-26).

EVANGELHO DOS EGÍPCIOS → livro não aceito por ser um livro Gnóstico, que partem de ideologias não aceitas pela Igreja Primitiva.

Porque o Didaquê não entrou no cânon?!

Aprendemos na lição 11 sobre o Didaquê.

Orígenes acreditava que o Didaquê, também conhecido como Ensino dos Apóstolos, era um livro de autoridade, mas que não se encaixava no cânon do Novo Testamento, como Escritura.

Aproveite e também se inscreva no nosso canal do Youtube. 

Você também pode gostar

0 comentários

Curta nossa Página