A História da Igreja de Cristo #11 - A Doutrina da Igreja Primitiva

08:06

Foto: Divulgação.
 Como já sabemos, os primeiros cristãos também eram judeus. Eles frequentavam as sinagogas judaicas, mas também se reuniam nas casas de outros cristãos (Atos 2.46-47).

Haveria uma separação entre judaísmo e cristianismo a partir do ano 70, o que aprenderemos na próxima lição.

Porque os cristãos adoram a Deus no Domingo?!

Apesar de existirem denominações evangélicas que guardam o Sábado (mandamento da Lei, e não de Cristo), os primeiros cristãos se reuniam aos Domingos, como fazemos hoje em nossas igrejas.

Satanás, o pai da mentira, através de livros como Código DaVinci (e outros vídeos na internet) sugerem que adoração a Deus no Domingo seria uma blasfêmia contra Deus, pois esse dia foi conhecido como “Dia do Sol” (Sunday).

Mas isso é uma mentira do diabo! E iremos explicar porque os cristãos (e nós) adoramos ao Senhor Jesus todos os Domingos. Isso vem desde a época da Igreja Primitiva (Atos 20.7).

MOTIVOS PORQUE A IGREJA PRIMITIVA FAZEM CULTOS NO DOMINGO
Porque Domingo faz referência à:

Cristo ressuscitou no Domingo
Marcos 16.9
O Espírito Santo à Terra desceu no Domingo
Atos 2.1-4
Deus começou a criar o mundo no Domingo
Gênesis 1.5

OBSERVAÇÃO: até o ano 70, como os primeiros cristãos também eram Judeus, geralmente eles frequentavam a Sinagoga Judaica no Sábado (como manda a Lei), e participavam dos cultos e Santa Ceia no Domingo, na casa dos cristãos. Depois do ano 70, só haveria a cerimônia do Domingo.


Manual do Cristão da Igreja Primitiva: O Didaquê

O Didaquê (palavra grega que significa Ensinamento) era um pequeno manual para novos convertidos (neófitos), apresentando a doutrina da Igreja Primitiva. Também poderia ser conhecido como O Ensino dos Apóstolos. Essa obra tem 16 Capítulos e fala sobre o comportamento, o batismo, a comunhão (conhecida também como Eucaristia), sobre o culto de Domingo e até sobre o fim dos tempos.

Eu já falei sobre isso no meu canal do Youtube. Dêem uma olhadinha que eu explico um pouco sobre o que foi o Didaquê.


Exemplo de Mandamentos do Didaquê: os cristãos eram ensinados a jejuarem duas vezes por semana (as QUARTAS e SEXTAS), e também a orar três vezes por dia.

Porque tomamos um pequeno pedaço de pão e um pequeno cálice na Santa Ceia?!

1) Inicialmente a Santa Ceia era uma refeição completa.

2)  Ela não era feita dentro das sinagogas judaicas, mas sim na casa de outros cristãos.

Em certo momento, o Apóstolo Paulo ficou preocupado porque,  percebeu durante a Ceia uns comiam demais, outros não comiam suficiente (1 Coríntios 11.33-34). Por esta razão, as Igrejas não fazem mais uma refeição completa, mas apenas um pedaço de pão e um cálice de suco de uva, porque a intenção é lembrar do sacrifício que Cristo fez por nós numa cruz, e não encher a barriga!

No Didaquê, também havia instrução aos cristãos que, ao participarem da Santa Ceia, que antes confessassem seus pecados.

“Em cada dia do Senhor, no seu dia especial, reúnam-se, partam o pão e dêem graças, primeiramente confessando os seus pecados de forma que o sacrifício de vocês possa ser puro” _Didaquê 14.1a

Aproveite e também se inscreva no nosso canal do Youtube.  

Você também pode gostar

0 comentários

Curta nossa Página