A História da Igreja de Cristo #10 - Perseguição na Igreja (Judeus)

07:57

Foto: Divulgação.

O Senhor Jesus disse que seríamos odiados por causa do nome dEle (Mateus 10.22). A perseguição da Igreja de Cristo começou com os próprios judeus não-convertidos (Mateus 23.34-37). Durante os primeiros anos da Igreja do Senhor Jesus, os primeiros convertidos eram judeus, e que iam diariamente no templo (Atos 3.1).

Os grupos judaicos foram os primeiros a perseguirem a Igreja do Senhor Jesus

Grupos religiosos judaicos perseguiram João Batista (que veio primeiro anunciar o Reino antes do Senhor Jesus, como aprendemos na Lição 5); grupos religiosos judaicos perseguiram também o Senhor Jesus, e também os Apóstolos. Eles são criticados severamente por João Batista (Mateus 3.7-12), e também pelo Senhor Jesus (Mateus 23).
   
FARISEUS: grupo de judeus ultraconservadores, apegados as tradições e costumes dos seus antepassados. Formado principalmente por pequenos comerciantes, entre outros membros da classe média em Israel. Tinham características nacionalistas e odiavam estrangeiros.

SADUCEUS: grupo de judeus formado por membros do alto escalão em Israel. Admiravam a cultura Romana (e o Helenismo), rejeitava as tradições dos antepassados, e só conheciam como regra a lei escrita. Eram opositores dos Fariseus.


FARISEUS
Judeus Ultra Conservadores e Nacionalistas em extremo.
SADUCEUS
Judeus mais liberais, que admiravam a cultura Romana.


Só para lembrar que Jesus (quando foi crucificado) recebeu acima na cruz uma inscrição (escrita em Latim, Hebraico e Grego) JESUS NAZARENO, REI DOS JUDEUS. Os principais judeus Sacerdotes NÃO QUERIAM que colocassem o Senhor Jesus como Rei dos Judeus → João 19.18-22

O primeiro mártir (homem e mulher) da Igreja
O primeiro homem a morrer pela fé em Cristo foi o diácono Estevão, ocorrida aproximadamente no ano 34 d.C (Atos 7.54-60), que acabou morto a pedradas pelos judeus. Outros homens de Deus também acabaram mortos pelos judeus, como o Apóstolo Tiago Menor (visto na Lição 6). Saulo, que depois se tornou o Apóstolo Paulo, também era fariseu (Filipenses 3.5), e também perseguiam os cristãos. Ele mesmo viu a morte do diácono Estevão (Atos 7.58-59, Atos 8.1).

A primeira mulher a morrer pela fé em Cristo foi Priscila (Romanos 16.3-4). Ela foi batizada pelo Apóstolo Pedro aos 13 anos. Ela acabou presa e amarrada, para ser devorada pelos tigres no Coliseu (ainda iremos falar sobre ele nas próximas lições), mas segundo conta a história, eles não a atacaram, e ficaram apenas lambendo seus pés. Então vendo que os tigres não a matariam, cortaram-lhe a cabeça!

O Perseguidor que se torna o Perseguido!

 Saulo de Tarso era fariseu, e perseguia os cristãos (Atos 8.3). Sua história muda quando ele tem um encontro pessoal com o Senhor Jesus (Atos 9.1-7). Saulo acabou cego durante 3 dias, e também nesse tempo não comeu e nem bebeu (Atos 9.8-9). O Senhor Jesus enviou Ananias, falando com ele em visão (Atos 9.10-15). Paulo foi livre da cegueira. Acabou depois tendo um novo nome, sendo chamado agora de Paulo (Atos 13.9).

No Módulo 3 aprendemos (Lição 15) que o Apóstolo Paulo escreveu 15 livros do NT.

Aproveite e também se inscreva no nosso canal do Youtube. 

Você também pode gostar

0 comentários

Curta nossa Página