A História da Igreja de Cristo # 4 - O Menino Jesus

19:27

Foto: Pixabay (Divulgação).

Bem, aprendemos na lição passada que Satanás foi derrotado ao tentar impedir no nascimento de Cristo Jesus na forma humana. Hoje aprenderemos um pouco do impacto na terra do resultado da batalha na Segunda Guerra Celestial.

Os Reis Magos e a Visita a Herodes (Mateus 2.1-8)

Alguns estudiosos (comenta-se que são três, apesar da Bíblia não mencionar o número, chamados de Magos, ou Reis Magos) viram uma estrela no céu e foram até o palácio de Herodes. Eles também aguardavam o Nascimento do Messias, e pensaram que este seria filho de Herodes, que era responsável pela região da Judeia.

Herodes não conhecia nada das profecias bíblicas, e perguntando aos príncipes dos sacerdotes e escribas, eles lhe deram a informação que o Messias nasceria em Belém, segundo descrito em Miquéias 5.2-4.

Os Magos partiram dali, seguindo a mesma estrela, que levou onde estava o verdadeiro Rei, Jesus (Mateus 2.9-11). Eles foram avisados por divina revelação (em sonhos) para que não voltassem ao palácio de Herodes (Mateus 2.12).

O Sacrifício das Crianças (Apocalipse 12.6)

Assim que os magos foram embora, José foi também avisado em sonhos: para que vá com o menino e Maria para o Egito, porque Herodes iria procurar o menino para matá-lo (Mateus 2.13-14).

Segundo Apocalipse 12.6, provavelmente José e sua família acabaram no Egito por 1.270 dias que, segundo o Calendário Romano, daria quase uns três anos e meio.

Mas porque José, Maria e o menino Jesus teriam que ir pro Egito?!
R: Mateus 2.16.

SEMELHANÇA COM O PROFETA MOISÉS: quando Moisés nasceu, milhares de crianças também foram assassinadas por um decreto de um governante (Êxodo 1.22).

A ida do menino Jesus ao Egito e volta a Israel depois de um tempo também foi o cumprimento de uma das profecias do Messias: Mateus 2.15, Oséias 11.1

A morte das crianças pela mão dos soldados de Herodes também foi uma profecia bíblica: Mateus 2.17-18, Jeremias 31.15.

A primeira ida do menino Jesus ao Templo de Salomão

O menino Jesus já tinha sido circuncidado no oitavo dia (Lucas 2.21). Segundo a Lei de Moisés, a mãe será imunda por uma semana. No oitavo dia, a criança (se for menino) será circuncidado e, depois, a mãe do menino ficará 33 dias afastada do santuário, não podendo tocar em nada santo (consagrado). Esta lei é vista em Levítico 12.3-8.

Depois de quarenta dias de nascido, o menino Jesus vai pela primeira vez ao Templo de Seu Pai. Lá ele encontra Simeão e a profetiza Ana. Leiamos Lucas 2.25-38.

DETALHE: essa história aconteceu ANTES do Rei Herodes anunciar a morte dos meninos, e também ANTES dos Reis Magos (creio eu) chegarem para encontrar o menino Jesus.

O Menino Jesus com 12 anos


Todos os anos o menino Jesus iria a Jerusalém, para participar da Páscoa (Lucas 2.41). Quando o menino Jesus tinha 12 anos, Maria e José tinham se esquecido de Jesus no templo, e voltaram para buscá-lo. Três dias depois, encontraram o menino Jesus no templo, assentado no meio dos doutores, não só ouvindo, mas também interrogando eles. Todos que estavam ali se admiravam da inteligência do menino, e de suas respostas. Leiamos Lucas 2.42-52.

Aproveite e também se inscreva no nosso canal do Youtube. 

Você também pode gostar

0 comentários

Curta nossa Página