História da Igreja de Cristo #1 - A Promessa do Messias

06:37



A partir de agora aprenderemos sobre a História da nossa Igreja, da Igreja de Cristo. 

É recomendado esse estudo especialmente para quem estudou conosco os 4 Módulos (Mundo Espiritual, Conhecendo o Espírito, Bíblia e Fim dos Tempos), assim como o Manual do Cristão, e também o estudo sobre Anjos (Ministério dos Anjos). Os conceitos mostrados nos estudos anteriores fundamentarão aquilo que será ensinado nas lições que apresentaremos em seguida.

O Pecado Original

A História da Igreja de Cristo começa em Gênesis! Aliás, antes mesmo disso, porque a Igreja de Cristo já era um plano de Deus, antes mesmo da fundação deste mundo (Mateus 25.34).

Adão e Eva foram os primeiros humanos criados por Deus. Quando eles comeram da árvore do conhecimento do bem e do mal (Gênesis 3), o pecado entrou no mundo. Isso é chamado de Pecado Original, ou Primeiro Pecado. Por causa disso, todos os homens teriam o mesmo destino de Adão: porque herdamos dele o pecado e a morte (Romanos 5.12).

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE → Quando Adão e Eva cometeram o Pecado Original, aconteceu muitas além da expulsão do Jardim do Éden. Coisas que ainda não explicaremos nesse estudo, mas falaremos em detalhes em outros estudos mais aprofundados sobre o tema. Aqui neste estudo estaremos apenas dando uma pequena abordagem sobre o assunto, para que vocês possam entender melhor o que será passado nas próximas lições.

Naquele dia, o Homem acabou afastado de Deus por causa do pecado, e foi expulso do Jardim do Éden. O Senhor Deus determinou três sentenças: uma para o HOMEM (Gênesis 3.17-19), uma para a MULHER (Gênesis 3.16), e uma para a SERPENTE (Gênesis 3.14-15). 

E quem é esta Serpente?! Sim, é Satanás! O Antigo Querubim ungido que caiu do Céu, conforme já falamos na Lição 5 do Módulo 1 – Mundo Espiritual – (Ezequiel 28.13a).

A Sentença da Serpente e o Anúncio do Messias

No versículo 15 de Gênesis 3, Deus faz uma promessa a Satanás: que da semente da mesma mulher que ele enganou, nascerá um que esmagará a sua cabeça!

A partir daí, Satanás começou a observar quem poderia ser aquele que Deus prometeu que esmagaria sua cabeça. Muitos homens de Deus nasceram, mas todos acabaram pecando (Romanos 3.23).

Séculos depois, Deus começou a revelar quem seria esse que, vindo da semente da mulher, esmagaria a cabeça do diabo. Primeiro a revelação veio a Moisés (Deuteronômio 18.15-18). Outros profetas, através do Espírito, nos séculos seguintes, acabaram também dando detalhes sobre este profeta.

A medida que as revelações foram vindo (você pode encontrar várias delas em várias passagens do Velho Testamento), esse profeta enviado por Deus para pisar na cabeça de Satanás seria conhecido como Messias. 

O livro de Isaías, por exemplo, é o livro da Bíblia que mais fala sobre o Messias. Por esta razão, ele é chamado de Profeta Messiânico.

Aguardando o Messias tão esperado...

Satanás observava na Terra quem seria aquele que, prometido por Deus, esmagaria sua cabeça. E porque o diabo observava para descobrir quem é o Messias?! Para destruí-lo, porque ele sabia que o Homem se afasta de Deus pelo pecado. Todos os homens, servos de Deus ou não, já foram vencidos pelo diabo, porque pecaram. Mesmo assim, Satanás continuava apreensivo, porque ele sabia que Deus é fiel em todas suas promessas (Números 23.19).

Os servos de Deus naquela época também aguardavam pelo Messias escolhido.

Esse Messias anunciado pelos profetas do Antigo Testamento, e há muito tempo aguardado pelos leitores das Escrituras, é o Senhor Jesus Cristo, que hoje seguimos como Nosso Senhor e Salvador de Nossas Almas.

Aproveite e também se inscreva no nosso canal do Youtube. 
Também curta nossa página no Facebook.

Você também pode gostar

0 comentários

Curta nossa Página