Estudo Profético x Profano - Lição 1

06:55


Lição 1. Profecia (Texto Lucas 16.16)

O que o Senhor Jesus quis dizer com esse texto de Lucas 16.16?!

1. Quem são os Profetas?! Foram os antigos servos de Deus, que tinham o Espírito Santo e, por isso, recebiam mensagens de Deus. Em alguns casos, eram chamados de Videntes e Oráculos.

Porque Jesus disse que a Lei (de Moisés) e os Profetas duraram até João?! Será que hoje em dia não existem mais profetas?! Jesus estava se referindo ao Espírito Santo, que seria dado para todos, que Ele mesmo daria depois que voltasse ao Terceiro Céu (João 16.5-7). É através do Espírito Santo que as pessoas profetizam (Joel 2.28-29). Não há outra forma de alguém receber mensagens de Deus se não for pelo Espírito, por isso hoje Ele está disponível a toda humanidade.

Na época dos Profetas, o Espírito estava neles, e eles recebiam mensagens de Deus. Números 11.16-17 o Senhor Deus tira o Espírito em Moisés e coloca sobre 70 Anciãos. Números 11.25 Deus cumpre a promessa e aqueles homens recebem o Espírito Santo: enquanto o Espírito estava com eles, eles profetizavam. Mas depois que o Espírito saiu deles, nunca mais eles profetizaram! Não é Paulo que diz que quer que as pessoas profetizem (1 Coríntios 14.1), mas SIM o PRÓPRIO Espírito Santo que quer fazer isso na vida do Seu Corpo.

E porque as pessoas não conseguem profetizar?!

Falta intimidade (Hebreus 11.6). Muitas pessoas, principalmente nos dias de hoje, preferem dar “profetadas” ao invés de ficarem caladas (Jeremias 14.14). Outras, abrem a Bíblia e dizem que Deus fala com ela por ali. O que Deus falou na Bíblia JÁ FOI REGISTRADO. Quando Jesus encontrou-se com o diabo, foi bem claro ao dizer que nem só de pão vive o Homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus (Mateus 4.4): isso quer dizer que Deus quer abrir a boca novamente para falar com Seus filhos, porque aquilo que está na Bíblia Ele já falou e está registrado. Há coisas novas que Ele quer falar apenas para seus filhos. E porque Ele não fala?! Simples, porque nossos ouvidos não escutam o Espírito (Apocalipse 2.7).

Se nós nos dedicarmos, Deus falará conosco. Esse é o desejo dEle! Precisamos buscar Comunhão e Intimidade com o Espírito Santo (Tiago 4.8a). E não pense que Deus falará contigo nos primeiros dias: é preciso perseverar, conforme dito em Salmos 40.1 Os Apóstolos esperaram dez dias para serem revestidos de poder, e receberem o Espírito Santo. Há um preço para isso (Lucas 12.48).

Em nossos estudos do Grupo, aprendemos que existe um lugar no Inferno chamado de TREVAS EXTERIORES: lá são mandados todos aqueles que brincaram na Igreja, e enterraram seus dons. Quando Deus exige que procuremos Ele para recebermos profecia é um ATO de amor dEle para conosco, porque imagina se Ele já falasse a qualquer um sem preparo algum?!

Para que servem as Profecias, e qual é a “linguagem” de Deus?!

Para que servem as profecias?! A resposta está em 1 Coríntios 14.3. Se você reparar nas revelações e profecias bíblicas, pode perceber que Deus sempre fala no FUTURO. Ele pode revelar o passado de alguém, mas sempre fala no Futuro com o Homem. Essa é a “linguagem de Deus”.

A importância do Batismo com o Espírito Santo

Já falamos sobre o Batismo no estudo Manual do Cristão. O Batismo nas Águas serve como o novo nascimento, mas isso ainda é pouco. Precisamos ter o Batismo com o Espírito para começar a ter uma vida de intimidade com o Espírito. Em Atos 19.3-4, Paulo se encontrou com os cristãos de Éfeso. Eles tinham sido batizados nas águas, mas (ainda) NÃO TINHAM o Espírito. Depois que Paulo impôs a mãos sobre eles, o Espírito veio sobre Eles da mesma forma que os 70 Anciãos, e eles profetizaram e falavam em línguas (Atos 19.6).

Muitos param apenas no falar em línguas, e nunca vão mais adiante, e não é isso que Deus quer (1 Coríntios 14.5), porque aquele que profetiza é maior que falar em línguas. O que isso quer dizer?! Que falar em línguas é um passo para profetizar. Também não adianta profetizar e falar em línguas se não tivermos amor (1 Coríntios 13.1-2). Os servos de Cristo serão reconhecidos pelo AMOR (João 13.34-35). 

Você também pode gostar

0 comentários

Curta nossa Página