Estudo dos Anjos: (Lição 6) Hierarquia dos Anjos (As Três Tríades)

04:45



Todos os Anjos adoram a Deus, apesar de terem patentes. Mesmo assim, os anjos não gostam de ser adorados, porque a adoração é somente ao Senhor, e eles respeitam mais isso do que nós, homens. Assim como no Inferno existem demônios mais poderosos e de patente mais alta que outros, no Terceiro Céu também é assim. Porém, há de enfatizar que os anjos não adoram ou obedecem um anjo de patente mais alta: eles só obedecem quando recebem ordens de Deus.

Não importa quão grande é a patente do anjo superior, pois até mesmo eles só dão ordens aos anjos de patente mais baixa com ordem e permissão de Deus. 

E como funciona a Hierarquia dos Anjos?!

Pelos estudos bíblicos, podemos ter algumas noções, apesar de não saber com precisão como funciona a Hierarquia Angelical. O que podemos entender é que funciona mais ou menos assim:

HIERARQUIA NO TERCEIRO CÉU (MINHA CORRENTE TEOLÓGICA)
A Trindade (Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo)
Anjos Príncipes
Arcanjos
Outras Castas
OBS: o autor desse estudo (Thiago Gomes) crê apenas nesta Hirearquia (visto acima), como a mais correta e precisa, sendo a minha Corrente Teológica.


As Três Tríades Angelicais

Muitos estudiosos já tentaram classificar os Anjos. 

A mais influente desses estudos (que acabou sendo base para grande maioria dos cristãos, como definição da Hierarquia Angelical) acabou sendo a de Dionísio, o Areopagita. Em seu livro De Coelesti Hierarchia (“A Hierarquia Celeste”), escrito entre os Séculos IV e V, classifica que as 9 Castas Angelicais (que já estudamos) sejam divididos em grupos de três, as chamadas de Tríades.

Dionísio, o Areopagita foi um filho na fé do Apóstolo Paulo (Atos 17.34). Era ateniense e foi convertido ao Evangelho no Século I. 

Porém, o livro foi escrito no Século IV, onde provavelmente alguém desconhecido acabou escrevendo o livro, e assinando como o nome de Dionísio. Mesmo assim, De Coelesti Hirerarchia acabou peça fundamental para a classificação da Hierarquia dos Anjos, mesmo não sabendo se os textos originais eram de Dionísio, ou alguém que acabou usando o pseudônimo dele. Por esta razão, o autor do livro acaba se chamado de Pseudo-Dionísio, o Areopagita ao invés de Dionísio, o Areopagita.

E como funciona a Hierarquia?! A primeira Hierarquia são dos Anjos mais próximos de Deus (que ficam mais no seu Trono); a Segunda Hierarquia são de Anjos próximos ao Senhor, mas que não são tão próximos como os Anjos da primeira tríade; a Terceira Hierarquia são os Anjos ministradores, que ficam mais na Terra.

1° TRÍADE → Anjos mais próximos de Deus →
Serafins, Querubins e Tronos
2° TRÍADE → Anjos pouco mais próximos de Deus →
Dominações, Poderes e Potestades
3° TRÍADE → Anjos Ministradores →
Principados, Arcanjos e Anjos

Na História, essa classificação também foi utilizada por Tomás de Aquino, em Summa Teologica, um livro muito importante da literatura Católica. E também pode Dante Alighieri, autor do clássico A Divina Comédia, livro antigo de ficção que fala sobre uma possível ida do autor ao Inferno.

Aproveite e também se inscreva no nosso canal do Youtube. 
Também curta nossa página no Facebook.

Você também pode gostar

1 comentários

Curta nossa Página