Manual do Cristão (Lição 6) - Ministérios

05:14


O Ministério é praticamente chamado o serviço que nós fazemos para Deus. Alguém que trabalha para Deus em um Ministério é chamado de “Ministro”. Há muitos Ministérios dentro do Corpo de Cristo.

Basicamente os Ministérios são divididos em dois tipos:

• LOUVOR/ADORAÇÃO: função dos assim chamados “Levitas”, que são os músicos e cantores da Igreja. Mas existem outros Ministérios dentro da Igreja, como de danças, etc. O propósito específico desses Ministérios é levar o povo a Adoração para Deus, seja em igrejas, eventos, cultos domésticos, etc.

• PALAVRA: ministério de ensino e pregação do Evangelho. Formado por pastores, líderes, missionários, etc.

OBS IMPORTANTE: os Ministérios de Deus, segundo a Bíblia, são apenas aqueles baseados apenas na Palavra. Já fizemos um post no blog falando sobre os cinco tipos de Ministério.

Cargos na Igreja (Hirearquia)

APÓSTOLO
BISPO
BASTOR/ EVANGELISTA
PRESBÍTERO
DIÁCONO
OBREIRO


Apóstolo (Efésios 4.11): o Apóstolo é o maior cargo dentro da Igreja. A Palavra “Apóstolo” quer dizer Enviado. Na Igreja atual, um Apóstolo atua como líder de MUITOS Pastores e Bispos, que comandam muitos outros líderes. É o cargo maior que um Ministro da Palavra (Eclesiasticamente falando) pode alcançar.

Bispo (1 Timóteo 3.1-7): um degrau acima de Pastor e um abaixo de Apóstolo. Há uma direção de Deus (segundo o texto) para que a pessoa se torne Bispo.

Pastor (Jeremias 3.15): o Pastor é aquele que cuida do Rebanho. Está abaixo de Bispo. Geralmente ele cuida de uma igreja. Sua função é ensinar, cuidar e consolidar as almas que chegam.

Particularmente, na Hirearquia acredito que Pastor e Evangelista (Missionário) estão dentro do mesmo degrau hirearquico.

Evangelista (Missionário) (2 Timóteo 4.5): um Evangelista (ou Missionário) é aquele que vai atrás das almas. Sua função é ganhar almas para que o Pastor cuide. Os Evangelistas podem cuidar de pessoas, quando não há pastores ou ministros disponíveis para função.

Presbíteros (Tiago 5.14): está abaixo do Pastor e Missionário, e acima de Diáconos. Ele pode atuar como Pastor, mas não tem autoridade geral sobre uma congregação. Geralmente, quando há pessoas enfermas, eles ungem a pessoa e orem pelos enfermos.

Diáconos (1 Timóteo 3.12): os diáconos estão acima dos Obreiros. Há uma direção de Deus para eles. Geralmente eles, na atual Igreja, são responsáveis por servir a Santa Ceia.

Obreiros (2 Timóteo 2.15): é o primeiro passo ministerial de um aspirante na Palavra, ou quem quer ajudar a liderança em assuntos menores na Igreja. Os obreiros atuam na limpeza, manutenção e outros trabalhos menores.

Levitas (Músicos e Cantores): são os responsáveis pela adoração da Igreja.

Aproveite e também se inscreva no nosso canal do Youtube. 
Também curta nossa página no Facebook.

Você também pode gostar

0 comentários

Curta nossa Página