Manual do Cristão (Lição 2) - Batismo

06:11



Depois de convertido, o neófito passa pelo processo que conhecemos como Batismo. Todos devem passar por este processo. Até mesmo Nosso Senhor e Salvador Jesus passou pelo Batismo (Mateus 3.16-17).

O quê é o Batismo?!

Ele é chamado de Batismo, Batismo de João, ou Batismo de Arrependimento. Na aula passada, vocês aprenderam que só há conversão quando há ARREPENDIMENTO.

No Batismo, a pessoa é mergulhada em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (Mateus 28.19). Ali, morre o velho homem e nasce um novo, através daquele mergulho. Depois do Batismo, o neófito passa integralmente a fazer parte do corpo de membros da Igreja, cumprindo todas as obrigações impostas pela liderança.

OBS IMPORTANTE: crianças NÃO podem ser batizadas. Crianças não pecam, por isso, não podem arrepender-se dos seus pecados (como alguém pode se arrepender de algo que não fez?). Jesus não se batizou com 12 anos, mas se batizou com mais ou menos 29 anos.

Há também o Batismo de Jesus, conhecido como Batismo com o Espírito Santo, mas não iremos fazer uma aula sobre ela neste momento.

O Batismo e a Santa Ceia (João 6.48-58)

Depois de Batizado nas águas, o neófito passa agora a ter o seu primeiro direito como membro de uma igreja: ceiar na Santa Ceia! A Santa Ceia é um direito para todos aqueles que querem um compromisso maior com o Senhor. É o momento que comeremos a carne e sangue do Senhor Jesus, que foi moída na cruz (João 6.55), através do suco de uva e do pão (1 Coríntios 11.17-34).

Porque nós comemoramos esta Santa Ceia?!
R: para LEMBRAR-SE do Sacrifício de Jesus Cristo pelos nossos pecados. Quando a gente toma o
pão ou suco de uva, lembramos do corpo e do sangue de Jesus, que foi moído por causa dos nossos
pecados, para nos trazer a Salvação.

*A Santa Ceia é uma coisa séria, pois quem COME INDEVIDAMENTE, COME PARA SUA PRÓPRIA CONDENAÇÃO (1 Coríntios 11.27).

*E quem não come também, contém riscos (João 6.53).

IMPORTANTE → a Santa Ceia na época de Jesus e dos Apóstolos eram com vinho, mas as igrejas adotam o suco de uva no lugar do vinho. O vinho em pequenas quantidades na Bíblia não era alcoólico, bem diferente do vinho que temos a disposição hoje. A maioria das Igrejas decidem utilizar suco de uva (vinho não fermentado) ao invés do vinho alcoólico.

Porque Batizados só devem participar da Ceia?
R: Jesus Cristo batizou-se PRIMEIRO antes de tomar a Santa Ceia. Os Apóstolos rapidamente batizavam as pessoas que aceitavam a Jesus, para tomarem a ceia. NÃO HÁ NENHUM REGISTRO de alguém que tomaste a Santa Ceia sem antes ter passado pelas águas.

Aproveite e também se inscreva no nosso canal do Youtube. 
Também curta nossa página no Facebook.

Você também pode gostar

0 comentários

Curta nossa Página