O Significado do Dia dos Namorados

08:37

Dia 12 de Junho é um dia atípico para muitos casais em todo mundo. Principalmente no Brasil, onde é comemorado nesta data o Dia dos Namorados. 

Mas o que muitos não sabem é... o que é o Dia dos Namorados? Porque é comemorado no dia 12 de Julho, quem criou e porque é comemorado? Saberemos a partir de agora...

Primeiro, sabemos que o Dia dos Namorados nada mais é que o Dia de São Valentim, suposto santo da Igreja Católica que acbou morrendo decaptitado no dia 14 de Fevereiro de 270 d.C.

Segundo a História, ele foi proíbido pelo Imperador Cláudio II de celebrar casamentos, porque acreditava que jovens que não formassem família seria um atrativo maior para que os mesmos se alistassem. Mesmo com a proíbição, Valentim celebrava casamentos às escondidas, e quando foi descoberto, acabou condenado a morte.


Mas a festa de São Valentim pode ter também origem pagã, como a Lupercália (pesquise no Google).

Durante todo mundo a festa do Dia de São Valentim é comemorado no dia 14 de Fevereiro, mas porque no Brasil se comemora no dia 12 de Junho?!

Simples. Porque dia 13 é comemorado dia de outro santo católico, chamado Santo Antônio, também conhecido como "santo casamenteiro". Segundo o portal Wikipédia, a idéia de transferir a data para dia 12 de Julho foi idéia de um jornal paulista. A data foi modificada no Brasil por se tratar de uma véspera as comemorações do santo católico Brasileiro.

No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de Junho por ser véspera do 13 de Junho, Dia de Santo António, santo português com tradição de casamenteiro.

A data provavelmente surgiu no comércio paulista, quando o publicitário João Doria[10] trouxe a ideia do exterior e a apresentou aos comerciantes, iniciando em junho de 1949 uma campanha com o slogan "não é só com beijos que se prova o amor"[11] . A ideia se expandiu pelo Brasil, amparada pela correlação com o Dia de São Valentim — que nos países do hemisfério norte, ocorre em 14 de fevereiro e é utilizada para incentivar a troca de presentes entre o casal apaixonado.
Fonte: Wikipédia

O correto não seria comemorar isso, porque o Dia dos Namorados brasileiro nada mais é uma festa a Santo Antônio, ou também a São Valentim, ou até algo pagão, como a Lupercália (de modo menos incisivo).

Bem, é com vocês. Eu não comemoraria...


Gostou?! Aproveite e também se inscreva no nosso canal do Youtube

Você também pode gostar

3 comentários

  1. Já que a questão do artigo de vocês é fazer o "CORRETO", então vão algumas datas pra vocês JAMAIS comemorarem, pois a origem é pagã, ou qualquer coisa assim... Tenho certeza que existe muito mais, mas já é um bom começo pra quem quer levar uma vida sem graça, e cerceante do contato humano:

    Natal - período de festividades de deuses babilônicos

    Páscoa - na Idade Média antigos povos pagãos europeus que, nesta época do ano, homenageavam Ostera, ou Esther – em inglês, Easter quer dizer Páscoa, Deusa da Primavera, que segura um ovo em sua mão e observa um coelho, símbolo da fertilidade. A Data da páscoa cristã não tem NADA A VER com a data da páscoa judaica.

    Aniversários - Nos primórdios do cristianismo, o costume foi abolido por causa das suas origens pagãs. A prática surgiu no Egito, em comemoração aos faraós, que eram tidos como deuses.

    Dia das MÃES - O costume de homenagear as mães remonta da antiguidade, os gregos homenageavam a mãe dos deuses — Reia —, enquanto os romanos prestavam suas homenagens à sua mãe divina correspondente, Cibele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Pascoa nunca teve origem pagã, e também nunca existiu "Pascoa cristã". A Páscoa é a passagem do anjo da morte que matou os primogenitos no Egito (Exodo 12).

      Não há mal nenhum em comemorar aniversário. Ou será que será pagão simplesmente, segundo vcoê mesmo disse, que isso era praticado em homenagem a Faráos no Egito antigamente. Se você me provar que se eu comemorar meu aniversário, ou de qualquer pessoa, que estarei comemorando o aniversário de Faraós antigos eu posso mudar de idéia. Mas... fica difícil entrar na cabeça a lógica que, se eu comemorar meu aniversário ou de qualquer pessoa, estarei adorando Faraós, só porque eles tinham esta prática...

      Seria a mesma coisa que não estudar astrologia ou química, por causa de magos, bruxos e sábios que entendiam desse assunto no passado. Vai entender...

      Eu nunca ouvi falar sobre isso ser abolido no íncio do Cristianismo... Então, se foi abolido por ser pagã, voltou então por causa de Constantino, certo?! Então ele deve ser o culpado...

      Sobre o dia das Mães brasileiro, ele provavelmente é baseado no Domingo das Mães da Inglaterra, conforme retirei desse site aqui

      http://www.suapesquisa.com/historia_dia_das_maes.htm

      "Mas uma comemoração mais semelhante a dos dias atuais podemos encontrar na Inglaterra do século XVII. Era o “Domingo das Mães”. Durante as missas, os filhos entregavam presentes para suas mães. Aqueles filhos que trabalhavam longe de casa, ganhavam o dia para poderem visitar suas mães. Portanto, era um dia destinado a visitar as mães e dar presentes, muito parecido com que fazemos atualmente."

      Segundo o próprio site, a data ser no segundo Domingo de Maio foi um decreto do ex presidente Getúlio Vargas. Então, sabendo disso, a comemoração do Dia das Mães que nós fazemos NÃO TEM NADA A VER com adoração a Reia alguma.

      Pra finalizar, o Natal não é uma festa pagã. Jesus quando nasceu foi recebido com presentes. O problema é a origem da data de comemoração ao nosso Mestre, 25 de Dezembro, que tem origem pagã. Mas comemorar o nascimento de Jesus Cristo (entenda) não tem nada pagão.

      Obrigado pelo seu comentário. Fique na paz. Abraços.

      Excluir
  2. O que eu mandei não tem origem só na internet.
    Procure ampliar seus conhecimentos além desse mundinho virtual, caso contrário, seu blog será apenas uma cópia de coisas que rodam por aí, sem acuracidade.
    É uma contradição muito grande considerar o seu pequeno texto, sem considerar outras coisas que tem a mesma medida.
    Amplie seus conhecimentos antes de tentar ensinar algo supostamente novo.

    ResponderExcluir

Curta nossa Página