Décima Segunda Aula - Estudos - Dia 26 de Maio

09:00



Com esse frio que está dando aqui no Rio de Janeiro, o grupo teve muitas baixas! Só Vinicius e Juliana compareceram na aula, que voltou a ser na Igreja, já que o grupo está aumentando e não há mais necessidade de ser na casa da nossa irmã Letícia.

Como tinha bastante tempo, e só tinham duas pessoas; passamos duas lições em um único dia, e agora fechamos o Módulo 2 (Conhecendo o Espírito). A partir da próxima lição, iremos para o Módulo 3 (Bíblia). Abaixo, o conteúdo das duas lições explicadas ontem:

13. Oração e Jejum


É impossível conhecer Deus sem uma vida de oração. Pela oração que conhecemos Deus, que adquirimos intimidade com o Espírito. Por esta razão, na Bíblia é mandamento que ore sem cessar (1 Tessalonicenses 5.17). Lendo a Bíblia, você conhece o lado histórico de Deus; mas pela oração é que você conhece o Deus pessoalmente.

SERÁ QUE O ESPÍRITO SANTO PODE FALAR COMIGO? COMO ELE PODE FALAR COMIGO?


Sim. O Véu foi rasgado (vocês vão aprender sobre isso no Módulo 3) e isso nos trouxe acesso direto a Deus, pela oração. O Espírito quer falar com todos, mas vocês primeiro precisam ir até Ele (Tiago 4.8a). Quem deve buscar a intimidade é VOCÊ, pela oração e também pelo jejum. Quando você se entregar ao Espírito, procurando principalmente falar com Ele em oração e por jejum, Ele vai falar com você (Mateus 5.6). Quando o Espírito falar, você também precisa estar atento (Apocalipse 3.6).

(ORAÇÃO + JEJUM) → ← (VOCÊ CONHECE O ESPÍRITO)

OBS: conhecer o Espírito também é conhecido como Crescer na Graça (2 Pedro 3.18). É um processo bem lento (Salmos 40.1), mas vale a pena. Quando você realmente se dedicar a conhece-lo (Mateus 6.33), Ele se tornará visível a você, e vai realizar os desejos do seu coração (Salmos 37.4-5). Tudo que pedir em nome de Jesus, será atendido (Mateus 15.7). Mas para isso, você precisa se dedicar para conhecer e crescer na Comunhão.

COMO COMEÇAR A CONHECER A DEUS PROFUNDAMENTE PELA ORAÇÃO?!

Saiba que quanto mais orar, melhor (1 Tessalonicenses 5.17); mas existem duas formas de oração que agradam muito o Espírito Santo, e tenho certeza que se orarem a Deus destas maneiras, o Espírito vai se manifestar de forma contundente na vida de cada um de vocês.

1° Fecha a porta do Quarto e ore sozinho com o Espírito (Mateus 6.6): A melhor oração é quando você fecha a porta do seu quarto, e fala a sós com Deus. Quem ora assim, alcança recompensa de Deus.

2° Orem de madrugada (Provérbios 8.17): quando você enfrenta o teu sono de madrugada para falar com Deus, acharão o Espírito.

OBS: isso não impede de você orar em qualquer lugar em pensamento. Deus aceita sim qualquer oração, desde que ela seja feita com sinceridade de coração. Os exemplos a seguir são a forma mais “rápida” de você adquirir intimidade com o Espírito Santo – é o “mapa da mina”.


DEUS ODEIA PALAVRAS REPETIDAS

Apesar de quanto mais orar melhor, a questão não é perder tempo falando um monte de palavras. Deus não gosta de orações repetidas (Mateus 6.7). Oração é entrega, sentimento, e não um monte de palavras ao vento. Seja sincero com o Senhor, pois Jesus mesmo em pânico, com medo da cruz, confessou ao Pai que estava com medo (Mateus 26.39). Não é preciso nem dizer que, além de orar, você deve vigiar para não entrar em tentação → Mateus 26.41

POR QUÊ É IMPORTANTE JEJUAR?

O jejum agrada o Espírito, no processo de matar a carne (Lição 11). Ela sim é capaz de atrair ao Espírito (no caso, Jesus) para sua vida. Por exemplo, os discípulos de João Batista jejuavam porque eles não tinham Jesus próximo deles como os discípulos de Jesus (Mateus 9.14-15).

O jejum aproxima o Espírito na vida do cristão, e lhe concede autoridade no mundo espiritual, pois tem demônios que só saem com jejum e oração (Mateus 17.21). Então, para conhecer o Espírito e receber a porção dEle é preciso que você tenha uma vida de jejum e oração constante. Claro que o jejum deve ser feito com propósito. Quando jejuares, não façam que as pessoas percebam que está jejuando (Mateus 6.16).

OBS: o jejum e oração vão fazendo você, aos poucos, crescer na Graça (conhecendo o Espírito). É importante entender que é impossível alguém conseguir conhecer o Espírito 100% ou chegar a possuir todos dons e autoridades. É importante saber que você vai passar a vida inteira com Deus e mesmo assim não vai conhecê-Lo por inteiro: Ele sempre vai se revelar de uma maneira diferente para você. Por isso, a Bíblia diz:

“CONHEÇAMOS , E PROSSIGAMOS EM CONHECER O SENHOR” (Oséias 6.3)


14. Intimidade com o Espírito

A Intimidade com o Espírito também é conhecida como Crescer na Graça (Lição 13). Nesta lição vamos aprender como Crescer na Graça. Mas, como vamos conseguir crescer na intimidade com o nosso Senhor?

NÃO DEVEMOS DE FORMA ALGUMA ENTRISTECER O ESPÍRITO SANTO


O Espírito é sensível demais. A medida que ficamos mais próximos dEle, conseguimos entender o que Ele gosta, o que Ele não gosta, e sobre todas coisas que precisamos saber. Mas para que possamos conhecer Ele intimamente, não podemos de forma alguma entristecer Ele (Efésios 4.30).

Como todos somos pecadores (Romanos 3.23), uma hora ou outra acabaremos entristecendo o Espírito. Se quisermos conhecer Ele intimamente, devemos procurar ter cuidado em não entristecê-lo. Mas caso isso venha acontecer, a resposta está em 1 João 1.9

ALGUMAS DAS FORMAS DE ENTRISTECER O ESPÍRITO SANTO
Quando falamos palavras torpes
Efésios 4.29
Quando ficamos de mal com nosso irmão
Mateus 5.24
Quando cobiçamos uma mulher na rua
(olhando com desejo)
Mateus 5.28
Quando assistimos qualquer material obsceno, erótico e pornográfico
Mateus 5.29
Quando praticamos o pecado da masturbação
Mateus 5.30
Qualquer tipo de imoralidade sexual
Gálatas 5.19
Quando colocamos outras coisas como prioridade, ao invés do Espírito Santo
Mateus 6.33
Quando somos rebeldes, quando criamos “panelagem” na igreja
Gálatas 5.20
Quando contamos mentiras
Mateus 5.37 e Apocalipse 21.8

DEVEMOS TER CUIDADO COM O QUE FALAMOS: como alguém que fala coisas que não agradam a Deus pode ser usado em Profecia? (Tiago 3.11). O Apóstolo Tiago diz que a língua é algo que o homem não pode domar (Tiago 3.8), então devemos pedir ao Espírito para que nos ajude sempre quando formos falar alguma coisa.

COMO APROXIMAR O ESPÍRITO SANTO NA SUA VIDA

A Intimidade com Ele, também chamado de CRESCER NA GRAÇA, não vem do dia para a noite. Você precisa buscá-la, pagar o preço (Tiago 4.8a) A medida que você vai perseverando, o Espírito Santo começará, aos poucos, se manifestando na sua vida, e Ele quer isso! Quem está disposto a buscar intimidade com o Espírito?

COMO APROXIMAR O ESPÍRITO
VERSÍCULO CORRESPONDENTE
Buscando Santidade
Hebreus 12.14
Tendo uma vida de oração
1 Tessalonicenses 5.17
Cantando louvores para Ele
Efésios 5.19 e Colossenses 3.16
Guardando os Mandamentos de Cristo em nosso coração
João 14.21


Devemos colocar o Espírito como PRIORIDADE em nossa vida – Mateus 6.33


Gostou?! Aproveite e também se inscreva no nosso canal do Youtube

Você também pode gostar

0 comentários

Curta nossa Página