O quê é "Crescer na Graça"?!

04:09


Este é um pequeno estudo que estava preparando para a minha futura célula, mas vou acabar deixando aqui no blog para todos. 

O texto base para esse pequeno estudo está em 2 Pedro 3.18, que diz:

"Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém."
Assim que aceitamos o Senhor Jesus, recebemos o Espírito Santo, que passará então a ser o nosso guia por toda nossa vida. O Espírito Santo também é Jesus (1 João 5.7). Então, o que precisamos fazer em virtude disso é conhecer a Deus pelo Espírito, e esse processo é conhecido como Crescer na Graça. Jesus, sendo Deus, também teve que crescer na graça (Lucas 2.52). 
Crescendo na Graça você vai conhecendo a Deus, e é um processo lento (Salmos 40.1), mas que vale a pena! A medida que o seu nível de amizade com Deus vai aumentando, o Espírito Santo começará a compartilhar não apenas ensinamentos bíblicos, mas mostrará segredos a você como nunca antes revelado, e se manifestará de forma sobrenatural na sua vida. Independente do seu nível de Crescer na Graça, TODOS possuem o mesmo Espírito (1 Coríntios 12.4-7).
Crescer na Graça você acaba conhecendo Jesus pessoalmente (João 10.14 e 10.27).

Você NUNCA vai conhecer Deus por completo

Crescer na Graça é isso: conhecer e prosseguir em Conhecer o Senhor (Oséias 6.3). É impossível conhecer Deus por completo, pois todos os dias Ele se apresenta de uma maneira totalmente diferente para a gente (Lamentações 3.23-24). Isso é sensacional! A medida que você cresce na Graça, sempre vai ter algo novo que você vai aprender com Ele!

Porque o Espírito Santo fala conosco, a medida que estamos Crescendo na Graça?

O Conhecimento de Deus não pode ser medido por conhecimento de Bíblia. Você só pode conhecer Deus sendo amigo do Espírito Santo, porque sem Ele nada podemos fazer (João 15.5). Por isso, Jesus disse que o conhecimento de Deus foi vetado aos sábios e entendidos, e revelado para as crianças, e essa é a vontade de Deus (Lucas 10.21). Jesus disse que precisamos ser como uma criança (Mateus 18.3) para ir pro Céu. Se não formos como crianças, nunca chegaremos a conhecer Deus de verdade, pelo Espírito.
Como já falado antes, é preciso ESFORÇO para conhecer o Espírito Santo. O que perseverá até o fim será salvo (Mateus 24.13). Com o tempo, você vai conhecer Deus aos poucos.

ALIMENTO DO ESPÍRITO: Jesus disse que o homem não viverá só de pão, mas de toda a palavra que SAI DA BOCA de Deus (Mateus 4.4). Isso é o “alimento do Espírito”. A medida que você vai Crescendo na Graça, o Espírito uma hora ou outra vai começar a falar com você – afinal de contas, Ele é o TEU GUIA! Ele pode te responder sobre uma dúvida, pode revelar seu futuro ou revelar até o que Ele gosta ou sente pra você, isso tudo à critério dEle, claro.

Quando o Espírito fala com você, você mesmo adquire fé (Romanos 10.17). Por isso, o Apóstolo Paulo disse que a fé é um dom de Deus (Efésios 2.8).

QUANDO VOCÊ SE TORNA AMIGO DO ESPÍRITO, SUA FÉ É AUMENTADA POR DEUS, E COM ISSO, VOCÊ CRESCE AINDA MAIS NA GRAÇA: AÍ SEGREDOS MAIS PROFUNDOS SÃO REVELADOS PARA VOCÊ, E O ESPÍRITO SE MANIFESTA DE FORMA MAIS CONTUNDENTE NA SUA VIDA!

Entenda que Deus quer falar com TODOS!

O Espírito Santo foi enviado para isso: para ser o nosso Consolador e nos ensinar (João 14.26). Ele quer ser nosso amigo. Satanás coloca na cabeça das pessoas que não somos importantes a pontos de ouvirmos Deus. Na verdade, o Espírito sempre falou, e nós muitas vezes que não queremos escutá-lo (Apocalipse 2.29).

Desmentindo as mentiras de Satanás de que não podemos ouvir a voz de Deus

É fato que todos nós somos pecadores (Romanos 3.23); Satanás coloca em nossas mentes que, por causa do nosso pecado, o Espírito Santo não pode falar conosco. Se isso fosse verdade, como poderíamos ter fé? Aprendemos na lição passada que quando Deus fala, adquirimos fé. E sem fé, é impossível agradar a Deus (Hebreus 11.6). Opa, então aprendemos aqui que Deus quer que tenhamos fé, e ela só vem quando Deus quer falar conosco.
E Ele só fala conosco quando nos dedicamos em conhecê-lo crescendo na Graça.

Como saber que estou crescendo na Graça? Pelo “TERMÔMETRO DA GRAÇA”

A Santidade é um mandamento (1 Pedro 1.13-16 e Levítico 19.2). A Santidade não salva ninguém, mas nos aproxima de Deus (Hebreus 12.14). Uma das formas de você saber que está crescendo na graça é a santidade na sua vida. A medida que você vai crescendo na amizade com o Espírito, ela vai vir naturalmente (Gálatas 5.24-25). A Santidade é o “Termômetro da Graça”, e por ela, você pode compreender melhor seu nível de amizade com Deus.
O Espírito, a medida que vai ficando seu amigo, vai te modificando. Ele vai tirando da sua vida, aos poucos, tudo que atrapalha sua Comunhão com Ele. Não se preocupe quando você errar, porque todos nós erramos e não muda o fato que somos pecadores. Se errarmos, temos um advogado no Céu que é Fiel (1 João 2.1). Nós somos amigos deste advogado, sabia?

Como eu faço para aumentar a Comunhão com o Espírito na minha vida?
(O INGREDIENTE FÍSICO e o INGREDIENTE ESPIRITUAL)

INGREDIENTE FÍSICO: através da santidade (ela também vem naturalmente a medida que Crescemos na Graça), mas no começo de tudo precisamos de esforço próprio. Não pense que a santidade vem só pela vontade e comunhão com o Espírito: ela só aparece naturalmente porque Ele está se manifestando mais fisicamente na sua vida. Você precisa se esforçar para alcançar a santidade e pedir ajuda ao Espírito também, porque também ela não vem só com o seu esforço. Através do jejum também atraímos o Espírito. Jejum deve ser feito sempre com propósito.

INGREDIENTE ESPIRITUAL: através da Oração (1 Tessalonicenses 5.17), porque por ela você vai conhecer o Espírito; e pela Adoração (Efésios 5.19, Colossenses 3.16), porque isso agrada a Deus. Reserve um espaço no seu dia para orar e adorar a Deus, não apenas com canções, mas com declarações de amor para Ele. Quando amamos uma pessoa, sempre queremos dizer algo que sabemos que ela vai gostar. Que possamos fazer a mesma coisa pelo Espírito Santo.

Busque a Deus de todo o coração, e você vai encontrar Ele (Jeremias 12.13-14), pois Ele quer realizar TODOS os seus sonhos e desejos (Salmos 37.4-5 e Jeremias 12.11). Coloque Ele como prioridade na sua vida, e todas as coisas serão acrescentadas (Mateus 6.33).

O MEDO as vezes nos atrapalha 

Muitas pessoas também possuem medo de conhecer o Espírito Santo mais profundamente. Isso é natural do ser humano, porque tememos aquilo que não conhecemos. Mas a medida que você se entregar ao Espírito, o amor que surgir na sua Comunhão com Ele, lançará esse medo por terra, porque Ele nos amou primeiro (1 João 4.18-19).

Fiquem na paz, Filhinhos!

Aproveite e também se inscreva no nosso canal do Youtube. 

Você também pode gostar

0 comentários

Curta nossa Página